segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quem são os profissionais envolvidos na EaD?

Quem são os profissionais envolvidos na EaD (principalmente na mediação)? O tutor faz parte destes profissionais?
Veja a imagem abaixo e entenda um pouco melhor sobre isso...
(Clique para que a imagem seja melhor visualizada)


Fonte: Guia de Percurso do curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - pág. 11

O que é EaD?

Fala-se tanto em EaD, tutor no EaD.. mas nem todos sabem o que é, de fato, a EaD... Veja este vídeo:

Quem é o turor no EaD?

O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD

Vimos um texto bem legal no site da ABED, que fala sobre o papel do tutor na EaD. Vamos colocar aqui o resumo deste trabalho, e quem se interessar em saber mais, colocamos o link logo após o resumo.

Resumo:
O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação a distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser melhor compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, portanto, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Realiza-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação a distância online, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional. Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca responder a questões pontuais, tais como: O tutor ensina? Em que consiste o ensino do tutor? Quais seriam seus papéis e funções? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância online?
FONTE: O papel da tutoria em ambientes de EaD - Liliana Dias Machado; Elian de Castro Machado - http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm

E sobre a ABED???

ABED
A Associação Brasileira de Educação a Distância, sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.
Missão ABED
“Contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância, visando o acesso de todos os brasileiros a educação”


Para quem tiver curiosidade, dê uma olhada e conheça mais a ABED em: http://www2.abed.org.br/

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Realidade da EaD

Olá!

Primeiramente, vamos publicar um vídeo que demonstra um pouco da realidade da EaD... Vejam..

Iniciando...

Olá visitantes!

Este blog está sendo criado, para conter conteúdo exclusivo sobre Educação a Distância, mais especificamente a Tutoria em EaD.

Faz parte dos requisitos para obtenção de conceito nas disciplinas seguintes:
- Funções Tutoriais e Mediação Tecnológica;
- Metodologia da Pesquisa em Educação Mediada pelas Tecnologias II;
- Motivação, Afetividade e Mediação.

Curso de Especialização em Educação a Distância - UNOPAR Virtual

Andréia dos Santos Benedito
Gabriela Kfouri Silva
Ísis Kfouri Silva