segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD

Vimos um texto bem legal no site da ABED, que fala sobre o papel do tutor na EaD. Vamos colocar aqui o resumo deste trabalho, e quem se interessar em saber mais, colocamos o link logo após o resumo.

Resumo:
O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação a distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser melhor compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, portanto, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Realiza-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação a distância online, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional. Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca responder a questões pontuais, tais como: O tutor ensina? Em que consiste o ensino do tutor? Quais seriam seus papéis e funções? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância online?
FONTE: O papel da tutoria em ambientes de EaD - Liliana Dias Machado; Elian de Castro Machado - http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm

E sobre a ABED???

ABED
A Associação Brasileira de Educação a Distância, sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.
Missão ABED
“Contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância, visando o acesso de todos os brasileiros a educação”


Para quem tiver curiosidade, dê uma olhada e conheça mais a ABED em: http://www2.abed.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário